segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mateada


Domigão regado a chimarrão no Nossas Raízes. Bastante gente apareceu pra curtir uma boa música tomando um chimarrão especial oferecido pela Chimango. 
Teve show com as bandas: Banda Sem Limite e Musical Mira Som
E com os conjuntos de São Chico: Jardel Borba e Grupo Brasil de Bombacha e Banda Pegadão Serrano, Presilha Serrana, Moreno Alegre, Chico Preto

Promoção Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio
Contato: 54-3244 1602
Email: turismo@saofranciscodepaula.rs.gov.br
Apoio: Erva-Mate Chimango 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Soberanas da 15ª Festa do Pinhão no Lago São Bernardo posando para as fotos de divulgação do evento

Frota nova na prefeitura!!



Os ônibus escolares tem como objetivo:
garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e  contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes  matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Carnaval 2011

Na última sexta-feira, 21 de Janeiro, foi realizada reunião para as tratativas do carnaval 2011. Representantes das 3 escolas de samba do município. Alegria do Morro, Império Serrano e União Serrana, se fizeram presentes para discutir o regulamento do carnaval e o instrumento de convênio. Ficou acordado que cada escola se samba receberá o valor de R$ 5000,00 de auxílio da prefeitura municipal e em contra partida as entidades irão ajudar na organização do desfile e se comprometeram em cumprir o regulamento para que possamos ter novamente um excelente carnaval na cidade. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ginásio do Campo do Meio pronto!

Mateada

Traga a cuia e a bomba que a água e a erva é por nossa conta!!!!
Dia 30 de janeiro a partir das 14 horas, no Auditório Nossas Raízes,

Algumas atrações confirmadas são:
Banda Sem Limite e Musical Mira Som
E show com  os conjuntos de São Chico: Jardel Borba e Grupo Brasil de Bombacha e Banda Pegadão Serrano, Presilha Serrana, Moreno Alegre, Chico Preto
Entrada Franca
Promoção Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio
Contato: 54-3244 1602
Email: turismo@saofranciscodepaula.rs.gov.br
Apoio: Erva-Mate Chimango

Caminhos de Cima da Serra

São Francisco de Paula tem agência especializada em eco turismo. "A Caminhos de Cima da Serra", saiba mais no site: http://www.caminhosdecimadaserra.com.br

Unidades de Conservação

São Francisco de Paula se localiza na encosta inferior do Estado do Rio Grande do Sul, na zona fisiográfica chamada de Campos de Cima da Serra, ocupando uma área de 3280,70 Km². Devido a sua grande extensão territorial, abriga em seu território uma  variação de ambientes, que é conseqüência de fatores com altitude, relevo, solo e clima diferenciados, gerando assim, ambientes propícios para abrigar uma considerável representatividade da biodiversidade da Mata Atlântica.
            Dentro desta variação de ambientes em seu território, podemos destacar o Planalto, que caracteriza a maior parte do território do Município, onde há predominância da Savana. Nas bordas do Planalto, em regiões de relevo aplainado e nos vales fluviais, destaca-se a ocorrência da Floresta Ombrófila Mista, e, nas encostas e escarpas da Serra Geral, ocorre a Floresta Ombrófila Densa.
            Considerando que em São Francisco de Paula há a ocorrência e transição entre estes ambientes, não se pode deixar de considerar e relegar a devida importância à biodiversidade que ocorre dentro da área do Município.
            É importante destacar que o Município é contribuinte de cinco bacias hidrográficas (Sinos, Caí, Taquari-Antas, Tramandaí e Mampituba) e a qualidade das águas destas águas estão diretamente relacionadas com a vegetação que interage com os ambientes aquáticos, como as matas ciliares e espécies macrófitas.
 JUSTIFICATIVA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
As formações vegetais que ocorrem em São Francisco de Paula, sofreram, durante o desenvolvimento econômico do Município, variadas formas de interferência antrópica, tais como o manejo de pastagens, a extração de madeira e o desenvolvimento de núcleos urbanos. Tais interferências resultaram, e ainda hoje atuam, como instrumentos da fragmentação dos ambientes naturais do Município.
A fragmentação ambiental, além da devastação da flora, causa prejuízos diretos à fauna, pois, animais e vegetais formam grupos isolados em “ilhas” de mata, tornando-se vulneráveis a extinção.
Para os seres humanos, além dos efeitos indiretos causados pela perda da biodiversidade, há as conseqüências diretas do desmatamento, como a diminuição dos benefícios sociais, recreativos e estéticos promovidos pelas florestas e a influencia negativa nas condições climáticas regionais, inclusive, desvalorizando o município para atividades de ecoturismo.
Diante de tais constatações, torna-se eminente a necessidade da criação de sistemas que viabilizem a proteção, recuperação, manejo e conservação da flora regional, bem como, proporcionem a população local, oportunidade de lazer e educação direcionados a temática ambiental, visando a sensibilização da comunidade.
Considerando a dificuldade de preservação em grande escala de ambientes naturais, uma das alternativas é a criação de espaços onde se preserve o maior número possível de representantes da flora, para assim, haver uma reserva biológica que resguarde estas espécies e onde se realizem estudos e atividades que permitam a reprodução das mesmas para sua relocação em locais com ambientes degradados, atividades de paisagismo e reflorestamento.
Além disto, é importante a criação de ambientes propicios a educação ambiental, para formação de um cidadão consciente e crítico, baseado nos conceitos de ambiente natural, cultural,  social e sustentável, o fazendo se sentir como parte integrante  do meio em que vive para que assim, se sinta comprometido com a manutenção e preservação do ambiente em que esta inserido,  e almeje, não apenas a preservação da natureza por si só, mas compreenda sua necessidade para a sadia qualidade de vida da população de São Francisco de Paula e de todos que estão, direta ou indiretamente relacionados à ela.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAIS

1 - Parque Natural Municipal da Ronda
Categoria: Parque (proteção integral)
Localização: micro-bacia do arroio Rolantinho da Arreia, sede do Município.
Área: 1.448 há
Ano de criação: Lei Municipal 2425/2007
Situação atual: em fase de elaboração do Plano de Manejo
 
O Parque Natural Municipal da Ronda é uma Unidade de Conservação administrada pela Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, através da Secretaria de Proteção Ambiental –SEMPA, localizada nas adjacências da Sede do Município, na localidade denominada Ronda.
 Foi criada a partir do Decreto Municipal nº 1.671, de 29 de fevereiro de 1996, que foi revogado e substituído pelo Decreto Municipal nº 166, de 12 de abril de 2006 e obteve maior aporte legal através da Lei Municipal nº 2425/2007 de 27 de março de 2007, passando a receber a denominação de Parque Natural Municipal da Ronda, cujos objetivos são a preservação do patrimônio ambiental representado pelo local, que abrange uma área de transição biótica, abrangendo áreas de floresta ombrófila mista, floresta ombrófila densa, campos de altitude e banhados, além de uma complexa rede hídrica, abrigando considerável biodiversidade e formando paisagens de grande beleza cênica.
Na área do Parque ocorrem aproximadamente vinte cachoeiras, bem como ambientes com banhados e mata nativa, compreendendo três estágios sucessionais, ocorrendo espécies ameaçadas de extinção como araucária e imunes ao corte como xaxim, figueira e corticeira-da-serra, entre outros.
O intuito de criação desta UC é também o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, Pesquisa Científica e Ecoturismo, integrando comunidades e visitantes à área do Parque e o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais em áreas pré-determinadas, criando uma alternativa de lazer e integração com a natureza para toda a comunidade da região.

Exemplo de transição existente no Parque Natural da Ronda
 
2- Área de Relevante Interesse Ambiental
 
Categoria: Arie ( uso sustentável)
Localização: Zona urbana da sede do Município, localizada no Perímetro Urbano da sede do Município de São Francisco de Paula, dentro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Área: 26 há
Ano de criação: 2007 Lei Municipal 2425/2007
Situação atual: em implantação
             A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é uma categoria de Unidade de conservação que constitui o Grupo das Unidades de Uso Sustentável.
            Possui características naturais extraordinárias que abriga exemplares raros da biota regional, e pela beleza cênica do local.
            A existência desta área em termos de localização, tamanho e conformação é viável para a implantação de um Jardim Botânico, sendo este um dos objetivos da atual  administração municipal. A parceria entre  Universidades e o poder público municipal de São Francisco de Paula deverá tornar viável a criação do jardim botânico, através da otimização de recursos humanos e materiais já existentes de ambas as partes.
             Em nível regional, a proposta é de relevante importância científica, cultural e conservacionista, devido à escassez de instituições similares na região. No jardim botânico previsto pretende-se priorizar a flora nativa do Rio Grande do Sul, especialmente as espécies endêmicas e/ou ameaçadas.
            Entre as formas de preservação e proteção da biodiversidade, a conservação e manejo da flora se constitui em um importante instrumento de gestão ambiental, sendo que, os jardins botânicos, definidos pela Resolução CONAMA 266, de 03 de agosto de 2000, como “ área protegida, constituída, em todo ou em parte, por coleção de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país, acessível ao público, em todo ou em parte, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.”, tornam-se um instrumento adequado e viável para a proteção da biodiversidade do Município de São Francisco de Paula e de todas as espécies vegetais que vierem a compor a coleção taxonômica do Jardim Botânico de São Francisco de Paula.
 Giovana Reis Ghidini
Bióloga
Secretária Municipal de Proteção Ambiental
Cascata da Ronda acervo municipal
Perau da Ronda – Representação da geomorfologia local. Acervo municipal
Banhados – Reservatórios naturais de recursos hídricos (Parte superior do Parque) acervo municipal
Campos – Paisagem característica da área superior do Parque acervo munic
Transição da Floresta Ombrófila Mista para Floresta Ombrófila Densa dentro
da área do Parque. Acervo muni
ARIE –AREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO
VISTA DO LOCAL acervo muni
Biodiversidade abundante acervo munic
Fauna local – acervo municipal
Formação vegetal típica de Floresta de Araucária – acervo municipal

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Associação Pró-Desenvolvimento de Cazuza Ferreira



Assembléia Geral Ordinária
Edital de Convocação de 1ª,2ª e 3ª  Chamada

   O Presidente da associação Pró-Desenvolvimento de Cazuza ferreira, no uso de suas atribuições, de acordo com a faculdade que lhe confere o artigo 4° § Parágrafo  3° e 6° e combinados com o 8°, dos Estatutos Sociais, convoca todos os associados para uma Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2011, no Salão Paroquial de Cazuza Ferreira, com a 1ª chamada para às 14:00 horas, 2ª chamada às 14h30min e em 3ª e última chamada às 15:00horas, para deliberarem sobre o seguinte:

             Ordem do Dia
 1° Prestação de Contas do Período anterior, com apresentação de Balanço para fins de aprovação pelos associados.
 2° Apreciação do relatório de ações consumadas e/ ou em desenvolvimento.
 3° Discussão e aprovação do orçamento para o Ano subseqüente, de acordo com o parágrafo  6° do artigo 4° do Estatuto.
 4° Assuntos gerais.
 5° Eleição dos membros dos Conselhos de Administração Fiscal, na conformidade dos artigos 21 e 22, inciso 1° do Estatuto.


       Cazuza Ferreira, 18 de janeiro de 2011
  
         Erni Bento da Silva
             Presidente

Obs:  De acordo com artigo  27 do Estatuto a inscrição das chapas a serem submetidas á votação deverão, obrigatoriamente, registrarem-se com a 2ª Secretaria da Associação até o prazo máximo de 72 horas antes da realização da Assembléia. Somente os sócios, quites  com a tesouraria da Associação (Certel e Cevicaf) poderão votar.
    


sábado, 15 de janeiro de 2011

Secretário Estadual da Cultura recebe Secretários Municipais de Cultura e Turismo de São Chico

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

_____________________________________________________________

SECRETÁRIO ESTADUAL DA CULTURA RECEBE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE
CULTURA E TURISMO DE SÃO CHICO

Dia 13 de janeiro, quinta-feira, a Secretária Municipal de Educação e Cultura e o
Secretário Municipal de Turismo foram recebidos pelo Secretário de Estado da Cultura,
Sr. Luiz Antonio Assis Brasil. Segundo a Secretária Márcia Adriana de Carvalho e o
Secretário Eron Sidinei Ferreira França, a conversa foi bastante proveitosa já que a
pauta ficou em torno das questões políticas do Estado e do Município e as perspectivas
para 2011.
No encontro, estava presente também o Diretor Administrativo da SEDAC,
Jackson Raymundo, amigo e colaborador das causas de São Chico. Ficou combinado
que será marcada uma nova agenda com o Secretário Assis Brasil para apresentar
a Política Municipal de Cultura de São Francisco de Paula de forma mais detalhada,
a fim de verificar como o Estado pode colaborar para a qualificação dos programas e
ações do município, que implica na melhoria da qualidade de vida da população, tanto
econômica quanto socialmente.
Também conversaram sobre os eventos do município e a possibilidade de
mobilização de recursos estaduais para movimentar as duas pastas que tem muitas
ações em conjunto.
A agenda com a Secretária de Estado de Turismo, Abigail Pereira, também foi
agendada para que a política municipal de Turismo seja apresentada oficialmente,
apesar de já estar com o Calendário de Eventos 2011 e sua mesa.

Av. Júlio de Castilhos, 444 - Centro - São Francisco de Paula - RS - 95.400-000
Fone/Fax: (54)3244 11 75 Ramal 256/3244 3425 - smec@saofranciscodepaula.rs.gov.br
www.saofranciscodepaula.rs.gov.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Eleita a corte da 15ª Festa do Pinhão

A 15ª Festa do Pinhão já tem suas representantes:
 Micheli (sede) , Sabrina (recosta) e Sabrina Módena (Lajeado GRande)
 Este ano também elegemos nossas embaixatrizes que auxiliarão a corte na recepção aos turistas.
Confira a 1ª entrevista da nova Corte ao Jornal NH do dia 21/12/2011 no link abaixo:
 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

http://www.obrassaochico.blogspot.com/

FAZENDO O SEU CAMINHO MELHOR Campo do Meio e Vila Santa Isabel

Ontem e hoje os bairros Campo do Meio e Vila Santa Isabel, receberam manutenção nas ruas não pavimentadas. Foram utilizados motoniveladora e rolo compactador para regularização da pista e em alguns trechos foram aplicadas camadas de brita.
Todos os bairros da cidade terão estes serviços, dentro do programa FAZENDO O SEU CAMINHO MELHOR da SMOT.



Ronco do Bugio chega a sua 20ª edição

O 20º Ronco do Bugio será realizado de 27 a 29 de maio de 2011.
O Festival, único no gênero que exige que o único ritmo inscrito seja o Bugio, está em sua 20º edição.
A composição vencedora do 1º Ronco do Bugio foi " Levanta Bugio" que também ganhou o Ronco dos Roncos, sendo considerado o melhor bugio da primeira década do festival. A composição é do saudoso Leonardo, autor de outros clássicos da música gaúcha como " Céu, Sol, Sul, Terra e cor." e " Homem do Pala Branco";
Em 2010 quem Levou o 1º Lugar, intitulado "Troféu Levanta Bugio" foi a composição de Chico Saga "Com o Bugio no Coração"

No início de fevereiro será disponibilizado o regulamento do festival.
As inscrições para o festival serão abertas dia 1º de março e irão até o dia 13 de abril.

Léo Ribeiro de Souza e Eron Sidinei França presidem respectivamente as comissões julgadora e organizadora.
Informações sobre o festival pelo fone: (54) 3244 1602
Email: turismo@saofranciscodepaula.rs.gov.br Twitter: @saochicoturismo

maiores informações sobre a edição anterior do festival no link: http://www.festadopinhaosaochico.com.br/Nova%20pasta/ronco.htm

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cânion do Josafá traz nova perspectiva para o Turismo da Cidade

Hoje a tarde o Secretário de Turismo Sr. Eron Sidinei França e o Presisente do Legislativo Municipal Sr. Thiago Teixeira estiveram reunidos com alguns proprietários de terras nos arredores no Cânion Josafá.
Na próxima semana farão uma visita técnica na região com o objetivo de  realizar alguma ação no sentido de viabilizar a visita do público ao local.
O CÂnion é um importante ponto turístico da cidade ainda inexplorado. A união entre os proprietários e o poder público traz uma nova parspectiva, para que em breve possamos comercializar este produto,  que com certeza irá gerar um aumento de  fluxo turístico considerável.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Passeio ciclístico comemorou a emancipação de São Chico


                São Francisco de Paula comemorou no dia 07 de janeiro, a emancipação política do município. Para celebrar essa data foi realizado um passeio ciclístico, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizado no domingo dia 09 de janeiro.
              Aproximadamente 30 ciclistas,  entre crianças, jovens e adultos participaram do passeio que percorreu cerca de  nove quilômetros pelas principais ruas da cidade.  O percurso iniciou no ginásio municipal de esportes e seguiu pela Avenida Júlio de Castilhos. Entre o percurso o grupo fez uma parada no Lago São Bernardo, um dos principais  pontos turísticos  da cidade.
            O feriado mesmo só ocorre no dia 02 de abril, quando é comemorado o dia do santo  padroeiro da cidade, o santo São Francisco de Paula, que deu o nome ao município.
    Conforme o coordenador de esportes, Itamar de Leon, esse momento de integração entre os participantes oportunizou momentos de descontração entre os participantes, que além de se interagir  durante o passeio, puderam comemorar a emancipação do município.
     Durante todo o ano está sendo  realizada atividades ligadas ao esporte. No verão não é diferente, os esportistas tem a oportunidade de participar de eventos ligados ao esporte, que além de oportunizar momentos de integração, proporciona  a prática de exercício.
              São Chico, como é chamada carinhosamente, é o maior município em extensão territorial da Serra Gaúcha.  Para ser ter uma déia, Novo Hamburgo caberia 14 vezes dentro de São Chico.  Já Campo Bom, 53 vezes e Taquara ( cidade mãe) caberia 7 vezes.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é uma iniciativa de transferência direta de renda a famílias pobres, vinculado a Saúde, Educação e Assistência Social, onde unificou os programas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Auxílio Gás.
Faz parte do conjunto de ações do Fome Zero.
Quem poderá receber?
As Famílias com renda per capita mensal de até R$ 140,00 cadastradas no cadúnico podendo vir receber R$ 22,00 (chamado de benefício variável) por criança de 0 até 15 anos.

As famílias que tem renda mensal menor que R$ 70,00, recebem um benefício de R$ 68,00 (chamado de benefício básico), + R$ 22,00 de benefício variável por criança, somente até 3 crianças por família.
 
As famílias que tem jovens de 16 á 18 anos que possui a renda per capita inferior a R$ 140,00 e estes jovens estão freqüentando a Escola recebem o benefício variável Jovem de R$ 33,00 somente até 2 Jovens por família.
 Com isto as famílias poderão receber de R$ 22,00 a R$ 200,00 por mês.  
Recebem o benefício básico somente as famílias em situação de extrema pobreza, que a renda mensal dividida pelo nº de pessoas não ultrapasse a 70,00.
 Exemplos:
 Família nº 1:
 -Quantidade de pessoas: 3
(dois adultos e uma criança)
-Valor da renda mensal: R$ 360,00
Esta família receberá R$ 22,00 (benefício variável), pela criança que está estudando.
 Família nº 2:
 -Quantidade de pessoas: 3
 (dois adultos e uma criança)
- Valor da renda mensal: R$ 200,00
Esta família receberá R$ 90,00 (considerada de extrema pobreza verificando sua renda) será R$ 68,00 de (benefício básico) e R$ 22,00 de benefício variável da criança.
 Família nº 3:
- Quantidade de pessoas: 4
(dois adultos e duas crianças).
- Valor da renda mensal: R$ 360,00.
Esta família receberá R$ 44,00 pelas duas crianças.(R$ 22,00 por criança).
 Família nº 4:
 - Quantidade de pessoas: 10
(dois adultos e 8 crianças)
- Valor da renda mensal: R$ 600,00.
Esta família receberá R$ 134,00 será R$ 68,00 de benefício básico e R$ 22,00 de benefício variável, para cada criança até três crianças que é o número máximo de crianças que o Bolsa paga.
Família nº 5:
 - Quantidade de pessoas: 5
(dois adultos e 3 crianças)
-Valor da renda mensal: R$ 300,00
Esta família receberá R$ 134,00 será R$ 68,00 de benefício básico e R$ 22,00 de benefício variável, para cada criança até três crianças.
 Família nº 6
 Quantidade de pessoas: 4
(Um adulto, uma criança e dois Jovens de 16 e 17 anos)
-Valor da Renda Mensal: R$ 250,00
Esta família receberá R$ 156,00 será R$ 22,00 da criança e R$ 33,00 de cada um dos Jovens, mais R$ 68,00 de benefício variável.
Toda família que recebe o Bolsa Família tem que cumprir as condicionalidades da Assistência Social, Saúde e Educação
 Assistência Social: Tem que manter o cadastro sempre atualizado e informando sempre todas as modificações que ocorrer na família, como: Escolaridade das crianças e mudança de Escola, mudança de endereço, saída de alguém da família, óbito, nascimento, etc.
Em nosso município a responsável pelo Programa Bolsa Família é Gisele Regina Rezende de Oliveira.
 Saúde: Todo mês as famílias que recebem benefício e tem crianças menores de 06 anos tem que levá-las até o Posto de Saúde para pesar e manter as vacinas em dia.
Em nosso Município a Nutricionista Raquel é quem atende as famílias do Bolsa Família todas as quartas-feiras pela manhã no Posto Central.
 Educação: Trimestralmente o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) pede a freqüência escolar para os Municípios e com isto as famílias que recebem o benefício têm a obrigação de cumprir com esta condicionalidade de manter os filhos na Escola cuidando da freqüência.
Em nosso Município a Cassiana da Secretaria de Educação é responsável pela informação da freqüência dos alunos.
 COMO SÃO SELECIONADOS OS BENEFICIÁRIOS?
Após digitar o cadastro no cadúnico do Município ele é enviado para a base caixa onde fica extraído aguardando arquivo retorno. O cadastro volta em situação de processado, a família cadastrada fica aguardando a geração do benefício.
A análise de quem irá receber é feita pela SENARC (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania).
Critérios de Elegibilidade:
Quem decide quais famílias receberão?
A partir das informações do Cadastro Único, o Governo Federal seleciona as famílias com renda mensal de até R$ 137,00 por pessoa. A seleção considera o orçamento disponível e as metas de expansão do Programa.
Cada município tem um número estimado de famílias pobres considerado como a meta de atendimento do Programa naquele território específico. Essa estimativa foi elaborada por um grupo de trabalho composto por representantes do então Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar (Mesa), da Casa Civil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os cálculos basearam-se nos dados do Censo e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004, ambos do IBGE.
As famílias com renda mensal de até R$ 70,00 por pessoa podem ser incluídas no Programa independentemente de sua composição. Por sua vez, as famílias com renda mensal entre R$ 70,00 e R$ 140,00 por pessoa podem ingressar no Programa desde que tenham gestantes, nutrizes e crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos.
Para o MDS, o público alvo preferencial para o recebimento do benefício em nome da família é a mulher. Essa decisão tem como base estudos sobre o papel da mulher na manutenção da família e na sua capacidade em usar os recursos financeiros em proveito de toda a família.
 Como são constituídas as instâncias de controle social do PBF?
A Instância de Controle Social deve ser um órgão permanente, criado com a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução do Programa Bolsa Família nos municípios, estados e Distrito Federal.Deve ser instituído por ato do chefe do Poder Executivo local (prefeito ou governador, conforme o caso), no qual serão indicados os representantes do governo e da sociedade civil e seus respectivos suplentes, inclusive podem ser incluídos beneficiários do Programa.
Em nosso município temos o Conselho em pleno e regular funcionamento.
São Francisco de Paula
Gisele Regina Rezende de Oliveira
________________________________________