sexta-feira, 10 de junho de 2011

VÁRIAS ATIVIDADES MARCARAM A VI SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SÃO CHICO



Plantio de árvores nativas na ilha do Lago São Bernardo

Visando tornar o ambiente mais harmônico e protegido para a avifauna que habita o Lago São Bernardo, a Secretaria de Proteção Ambiental e alunos da 4ª e 6ª séries do Colégio Expressão realizaram o plantio de nativas, com o apoio do Corpo de Bombeiros do município, do setor de arborização da prefeitura e de Maicon Basei que emprestou o barco e auxiliou no transporte das mudas.

Fotos: Secretaria de Proteção Ambiental
       Mais de 100 alunos da rede estadual, municipal e particular prestigiaram 
teatro sobre a Coleta Seletiva
Na tarde de 07 de junho a Secretaria de Proteção Ambiental com o apoio da empresa J.C. Lopes, apresentou no Auditório Rui Boza, uma peça de teatro com orientações sobre a importância da Coleta Seletiva para mais de 100 alunos das escolas estaduais e municipais e particulares, a grande atração foi o mascote Rexicleixon que, de uma maneira lúdica, demonstrou o que significa a coleta seletiva, os materiais que podem ser reciclados e como esta atitude pode ser mais uma forma de inclusão social e de geração de renda.
A saber, o município está implantado a Coleta Seletiva no inicio do mês de julho, e pretende que tanto a comunidade escolar, as universidades e a comunidade em geral, sejam parceiros e participem desde o início da construção deste processo de sensibilização para a importância da reciclagem.
 Queremos que compreendam que a reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis, diz Giovana Ghidini, Secretária de Proteção Ambiental.

 
  Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal
Recolhimento do Lixo Eletrônico
Foram recolhidos mais de 200 quilos de resíduos eletrônicos, durante os três dias do mutirão do lixo eletrônico, que ocorreu em frente à Prefeitura Municipal, foram entregues pela comunidade diversos materiais, como monitores, cpus, telefones celulares, impressoras, cabos, teclados, que serão destinados para reciclagem à empresa Otser em Novo Hamburgo.

 Foto: Secretaria de Proteção Ambiental

Ciclo de palestras
Na noite de 09 de junho cerca de 150 pessoas, entre universitários, estudantes e comunidade compareceram na Sociedade Cruzeiro para o ciclo de palestras, que teve início com a palestra da Deputada Estadual Marisa Formolo que falou sobre políticas públicas ambientais e o papel da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a qual preside. Após o Dietor da empresa Otser falou sobre o sistema de Gestão de Resíduos Eletrônicos do RS e encerrando palestrou o diretor da Divisão de Meio Ambiente da CEEE, Cesar Albrecht, que falou sobre a Fiscalização Ambiental no entorno dos reservatórios da CEEE e o Sistema de

 
 
 
  


Distribuição de livros
A Semana do Meio Ambiente terminou com a distribuição pela Secretaria de Proteção Ambiental de um kit de livros sobre a temática ambiental, oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Clube da Árvore do Instituto Souza Cruz, foram beneficiadas escolas e universidades do município.
A Secretária de Proteção Ambiental a bióloga Giovana Ghidini, acredita que ações cotidianas, concretas, permitem a qualquer pessoa contribuir para a proteção do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Um despertar de consciência para esta nova realidade foi um dos desafios lançados nesta VI semana do Meio Ambiente de São
Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário