terça-feira, 30 de novembro de 2010

Concerto Natalino em São Francisco de Paula

Orquestra de Câmara Fundarte
Apresenta
Concerto Natalino em São Francisco de Paula

O concerto integra a Série SESI Catedrais e terá a participação do Grupo Vocal Contratempo

O dia dois de dezembro vai marcar a apresentação do concerto Natalino que a Orquestra de Câmara Fundarte vai realizar  em São Francisco de Paula.

Sob a batuta do maestro Antônio Borges Cunha,  tendo como solistas Rosimari Oliveira (soprano), e Jordelei dos Santos (trompete),  o concerto contará também com a participação Grupo Vocal Contratempo (Regente Giovani Costa).

Canções Tradicionais de Natal e obras de Villa-Lobos, G. F. Haendel, W. A. Mozart, A. Scarlatti  e G. P.Telemann formam o programa do concerto.


CONCERTO NATALINO EM SÃO FRANCISCO DE PAULA.
ORQUESTRA DE CÂMARA  FUNDARTE
Dia 2 de dezembro de 2010
Horário: 20h
Igreja São Francisco de Paula
Rua Frederico Tedesco, 93, Centro
Entrada franca
Regente: Antônio Borges-Cunha
Participação: Grupo Vocal Contratempo
Regente: Giovani Costa
Solistas: Rosimari Oliveira, soprano - Jordelei dos Santos, trompete



Programa
G. F. Haendel  (1685-1759)
Concerto Grosso em Sol Maior, op. 6, nº 1
         A tempo giusto – Allegro
        Adágio – Allegro – Allegro
        Solistas: João Campos Neto, Vagner Cunha, violinos
         Fábio Chagas, violoncelo

G. P.Telemann (1681-1767)                  
Concerto para Trompete e Orquestra
Moderato e Grazioso – Largo - Vivace
       
G. F. Haendel  (1685-1759)
Messias: I know that my Redeemer liveth

A. Scarlatti (1660-1725)                    
Già il sole dal Gange

G F Haendel      (1685-1759)             
Samsão: Let the bright Seraphin
        
Villa-Lobos         (1887-1959)               
Bachianas Brasileiras nº 5: Ária
        
J. Bach (1685-1750)
        Ária
Canções Tradicionais de Natal
Grupo Vocal Contratempo
Regente: Giovani Costa

Solistas: Rosimari Oliveira, soprano
Jordelei dos Santos, trompete

Regente: Antônio Borges-Cunha


Orquestra de Câmara Fundarte
Iniciou suas atividades em março de 1996,  com os objetivos de contribuir para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações das  cidades do interior do Rio Grande do Sul e Capital, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.
É formada por 15 músicos profissionais, tendo como Regente Titular, o compositor e maestro Antônio Carlos Borges Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Seleciona, anualmente, jovens de até 25 anos para serem solistas nos concertos agendados.
Nesses 14 anos de atividades, realizou cerca de 440 concertos em 100 cidades do Estado,  atingindo um público aproximado de 240.000 mil pessoas diretamente, levando a música de Orquestra regularmente ao interior gaúcho, em teatros, Igrejas e Espaços alternativos de arte.
Em 2008, incluiu no seu repertório a ópera “La Serva Padrona” que continuou apresentando em 2009 e constará de sua programação em 2010.

Formação da Orquestra de Câmara Fundarte
Diretor Artístico e Regente Titular:: Antônio Borges-Cunha
Direção Executiva:Therezinha Petry Cardona

Violino I: João Campos Neto, Cristiano Pereira, Heine Wentz, Tércia O. Silva
Violino II:Vagner Cunha, Jeferson Colling, Ivan F. Andrade, Bruno Esperon
Viola: Martinêz Nunes, Claudine Abreu , Rodrigo Ely
Violoncelo: Fábio Chagas, Douglas Dantas de Araújo, Thiago Kreutzer
Contrabaixo: Luciano Dalmolin
Arquivista: Fabiano Bonella

Antonio Borges-Cunha
Compositor e regente, Antonio Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Borges-Cunha tem participado como convidado em eventos nacionais e internacionais. Como regente tem contribuído para a atualização permanente do repertorio e renovação do interesse do público orquestral. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório tradicional com as múltiplas tendências da música atual.
Borges-Cunha é Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde estudou com Roger Reynolds, Harvey Sollberger e Brian Ferneyhough. No New England Conservaory, Boston, estudou composição com Robert Cogan e regência orquestral com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram: H. J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri.
Borges-Cunha recebeu o título de Mestre em Música no New England Conservatory com dois títulos honoríficos: Academic Honors and Distinction in Performance.


Solistas

Rosimari Oliveira - soprano
Rosimari Oliveira, soprano,  é natural de Santa Maria–RS. Concluiu seu Bacharelado em Canto na UFSM. Atualmente é professora de Canto e Técnica Vocal  no curso Básico de Música da FUNDARTE e professora de Expressão Vocal no Curso de Licenciatura em Música da FUNDARTE/UERGS em Montenegro – RS. Concluiu em 2006 o curso de aperfeiçoamento e Pós-graduação em canto lírico no Conservatório Superior de Musica del Liceo/Barcelona-Es, com bolsa da Fundación Carolina-Madrid/Es. Tem extensa atuação como solista na capital e interior do estado com orquestras como a OSPA, Orquestra Sesi/Fundarte, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Participou de várias edições do  Concurso Jovens Solistas da OSPA sendo classificada em todas, do Concurso Jovens Instrumentistas Sebastian Benda obtendo 1º lugar e prêmio de melhor intérprete de Lorênzo Fernândes respectivamente. Em 2003 ganhou o Concurso Ópera Carmen em Florianópolis-SC  para o papel da Frasquita.  Em 2004 foi finalista do Concurso Internacional de Canto Bidú Sayao no Pará. Seu repertório abrange desde música barroca até contemporânea.  Em maio de 2006 em Valladolid – Es, protagonizou a ópera “Der  Freishütz” de Weber no papel de Agathe. Desde 2008 interpreta a personagem  Serpina na ópera La Serva Padrona – A Criada Patroa, de Giovanni Pergolesi, em montagem da Orquestra de Câmara Fundarte. 

Jordelei dos Santos
Bacharel em Música (opção Trompete), pela Universidade Federal de Santa Maria, com orientação do professor Enio Guerra.   Tem participado de diversos cursos, oficinas e masters-class, onde teve aulas com professores de renome nacional e internacional. Foi vencedor do Concurso para músico integrante da Orquestra Clássica SESI Fundarte, onde tem atuado como primeiro trompete e foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2003 concluiu o Curso Básico do Conservatório Pablo Komlós e em 2004 o Curso de Nível Avançado deste mesmo Conservatório, tendo como professor José Maria Barrios.Tem atuado em várias orquestras do estado do Rio Grande do Sul como solista e músico convidado, entre elas OSPA, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Câmara Fundarte e Orquestra de Câmara Teatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. É professor do Departamento de Música da UFSM.

Grupo Vocal Contratempo – São Francisco de Paula
 Fundado em 2003 é formado por amigos cantores de diversas profissões. O Grupo Vocal Contratempo tem como objetivo principal cantar e assim unir amigos. Incluí em seu repertório a alegria da música popular brasileira. Tem se apresentado em Festivais, Eventos Natalinos como a Árvore Cantante de Gramado e em teatros no RS e exterior.

Maestro Giovani Costa
É Bacharel em Regência Coral pela UFRGS. Foi aluno da classe de piano de Maly Weisenblum. Realizou cursos na área de Regência Coral na Oficina de Música de Curitiba - PR, Painéis de Regência FECORS - RS, e o Curso Internacional de Kodály (Carlos Miró Cortez, Universidade de Valparaiso - Chile e Maria Ördög - Hungria) e de Rítmica Dalcroze (Iramar Rodrigues, Instituto Dalcroze - Genebra) pela Universidade Anhembi Morumbi - SP. Recentemente foi pianista acompanhador em turnê pela França e Suíça. Atualmente é Maestro do Coro e Banda Municipal de São Francisco de Paula, Coral EnCanTo dos Correios - Diretoria Regional RS, Professor de música do Colégio Dorothea Sinodal - Taquara, Maestro do Projeto TIM Música nas Escolas de Porto Alegre e Maestro do Coro Integração da Igreja do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul.

Integrantes do Coral:
Sopranos: Aline Costa, Ângela Aguiar, Clair Timm, Côndia Krebs, Ester Magalhães, Juceleide Bartarin, Raquel de Castilhos Porcher, Ruth Renck, Therezinha Feldberg
Contraltos: Bárbara Moraes, Cilsa Costa, Neusa Conrado Dias, Tânia Teixeira
Tenores: Ângelo Casara Luciano, Henrique Gueno Zilli, Horst Ronald Lanffermann, Jhonas Cunha, Victor Girardi
Baixos: César Augusto Costa, Miguel Granada

3 comentários: