terça-feira, 28 de junho de 2011

Guardiões da Árvore Sagrada

Sinopse
  
Nossa história, não começa com “Era uma Vez...”, como geralmente começam as histórias infantis, mas com outra frase não menos conhecida “Em um futuro não muito distante....”.
Pois então lá vai:
“Em um futuro não muito distante, após a grande guerra que devastou o planeta, um grupo de humanos sobreviventes, parte para a mais importante das missões: Encontrar a última árvore, aÁrvore Sagrada, o grande símbolo que representa esperança de reconstrução da natureza. Somente as sementes desta árvore podem dar continuidade ao grande ciclo da vida”.
Esta jornada é repleta de aventuras, pois o caminho e cheio de perigos, o planeta terra agora, é um amontoado de escombros e muito lixo espalhado por toda a parte, habitado por seres estranhos e um tanto exóticos. Reinando absoluta sobre este cenário de caos, a poderosa Rainha Mídia controla a tudo e a todos.
Após perder-se de seu grupo, a humana Rauél, tenta sozinha cumprir a sua missão: encontrar a árvore e espalhar suas sementes pelo mundo. Durante sua aventura, Rauél terá que enfrentar a ira da rainha Mídia que quer a todo o custo destruir os humanos, para continuar seus planos sinistros de transformar toda a terra em uma grande lixeira. Pelo caminho nossa heroína vai encontrando os inusitados habitantes deste novo mundo: Clones engraçados, transgênicos apaixonados e biônicos malvados, personagens que de alguma forma acabam ajudando-a a alcançar seu objetivo.
            O atrapalhado Miguel, ajudante da Rainha, tenta impedir nossa amiga de cumprir sua missão, ao perceber que também é um humano, corajosamente decide acompanhar Rauél, e os dois partem em direção a zona proibida, o lugar onde surpreendentemente encontrarão a última das árvores.
             A próxima etapa desta aventura, é espalhar as sementes pelos quatro cantos da terra, e nossos amigos enfrentam a mais temida de todas as criaturas, a impiedosa Mídia. Heroicamente conseguem desfazer todo o mal construído pela rainha, que agora é a mais nova aliada na importante tarefa de reconstruir o planeta.
Gostaríamos de poder acabar esta história com “E foram felizes para sempre...” mas preferimos colocar apenas os três pontinhos no final, como um sinal de continuidade, como um símbolo que determina que a vida é um ciclo que não tem fim e que a felicidade futura depende exclusivamente de nossas atitudes no presente.
Confira as fotos do evento em São Francisco de Paula






sexta-feira, 24 de junho de 2011

Caminhos do Pampa

A Cultura do Rio Grande do Sul precisa ser ouvida,
por isso a ESSÊNCIA DA MÚSICA GAÚCHA está

Divulgue esta  iniciativa.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Shows de sexta-feira, dia 10/06, na Festa do Pinhão

As Gurias
  

Grupo de Pagode Exata Escolha
 




Apresentações Culturais das Escolas Municipais na 15ª Festa do Pinhão

 
 
 
 
 

RBS TV RS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho promovem o 2º Dia Temático do Amigos da Escola

Projeto da Rede Globo ocorre nesta sexta-feira (10) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Adelino Souza, em São Francisco de Paula

O Amigos da Escola 2011, um projeto da Rede Globo realizado em parceria com RBS TV RS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), realiza nesta sexta-feira (10) o segundo Dia Temático do projeto deste ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Adelino Souza, em São Francisco de Paula. Com o tema “Educação e Valores” – que busca reforçar os conceitos de que a educação é de responsabilidade de toda a sociedade e os valores humanos estão na base desse processo – serão realizadas atividades como palestras, oficinas, apresentações e diversas outras. O evento é aberto para toda a comunidade.

Confira o cronograma das atividades no dia 10:

- E.E.E.F. Professor Adelino Souza (Rua Adelino Souza, 20 - bairro Campo do Meio, São Francisco de Paula/RS).

9h30: Palestra sobre Direitos Humanos, com a Secretária de Educação do Município de São Francisco de Paula - Márcia Adriana Carvalho

Concursos com a Temática Direitos Humanos

- Redação para 7ª e 8ª série
- Desenho para Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos
- Concurso de cartazes

10h: Mutirão de Embelezamento da Escola através do plantio de flores nos canteiros e parquinho infantil

10h: Oficina de Tricô, crochê e costura
Oficina de Artes
Oficina de Dança
Oficina de Decupagem (decoração de objetos variados, em madeira, vidro, papelão...)
Oficina Auto-Maquiagem 
12h: Intervalo

13h: Palestra Anti-Bulling

14h: Apresentação do grupo de danças da escola e grupo Lazer dos Sábios;

- Roda de Chimarrão e contação de histórias por integrantes do grupo Lazer dos Sábios.
- Apresentação do grupo de dança Canta Brasil


Novidade em 2011

O grande diferencial do projeto neste ano será o acompanhamento das escolas participantes. Acreditando que ações concretas e contínuas com a participação de toda a comunidade escolar são fundamentais para o fortalecimento da rede pública e da educação básica, a FMSS e a RBS TV, com apoio da Undime/SC e do Canta Brasil (RS), formularam uma nova proposta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O objetivo é incentivar as escolas a criarem e/ou fortalecerem seus órgãos de gestão participativa.

Além de executar os eventos de acordo com o calendário estipulado pela coordenação nacional do projeto – Dia da Família na Escola e os quatro Dias Temáticos –, as realizadoras do projeto desenvolveram este ano o Núcleo Gestor gaúcho e repactuaram o Núcleo Gestor catarinense, criado em 2000.
A ideia é fortalecer cada vez mais a presença do Amigos da Escola nos dois Estados, ampliando o número de engajamentos e, principalmente, contribuir para a melhoria dos resultados dos processos educacionais, por meio da gestão participativa e de ações de cidadania e voluntariado.

Sobre o Amigos da Escola

Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. Estimula o envolvimento de profissionais da educação, alunos, da própria escola, familiares e comunidade, além da participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares às atividades curriculares/educação formal e de cidadania, em benefício de todos.

A iniciativa é desenvolvida em parceira com as emissoras afiliadas e é implementada juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.
Confiram as fotos!

 
  
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 




VÁRIAS ATIVIDADES MARCARAM A VI SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SÃO CHICO



Plantio de árvores nativas na ilha do Lago São Bernardo

Visando tornar o ambiente mais harmônico e protegido para a avifauna que habita o Lago São Bernardo, a Secretaria de Proteção Ambiental e alunos da 4ª e 6ª séries do Colégio Expressão realizaram o plantio de nativas, com o apoio do Corpo de Bombeiros do município, do setor de arborização da prefeitura e de Maicon Basei que emprestou o barco e auxiliou no transporte das mudas.

Fotos: Secretaria de Proteção Ambiental
       Mais de 100 alunos da rede estadual, municipal e particular prestigiaram 
teatro sobre a Coleta Seletiva
Na tarde de 07 de junho a Secretaria de Proteção Ambiental com o apoio da empresa J.C. Lopes, apresentou no Auditório Rui Boza, uma peça de teatro com orientações sobre a importância da Coleta Seletiva para mais de 100 alunos das escolas estaduais e municipais e particulares, a grande atração foi o mascote Rexicleixon que, de uma maneira lúdica, demonstrou o que significa a coleta seletiva, os materiais que podem ser reciclados e como esta atitude pode ser mais uma forma de inclusão social e de geração de renda.
A saber, o município está implantado a Coleta Seletiva no inicio do mês de julho, e pretende que tanto a comunidade escolar, as universidades e a comunidade em geral, sejam parceiros e participem desde o início da construção deste processo de sensibilização para a importância da reciclagem.
 Queremos que compreendam que a reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis, diz Giovana Ghidini, Secretária de Proteção Ambiental.

 
  Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal
Recolhimento do Lixo Eletrônico
Foram recolhidos mais de 200 quilos de resíduos eletrônicos, durante os três dias do mutirão do lixo eletrônico, que ocorreu em frente à Prefeitura Municipal, foram entregues pela comunidade diversos materiais, como monitores, cpus, telefones celulares, impressoras, cabos, teclados, que serão destinados para reciclagem à empresa Otser em Novo Hamburgo.

 Foto: Secretaria de Proteção Ambiental

Ciclo de palestras
Na noite de 09 de junho cerca de 150 pessoas, entre universitários, estudantes e comunidade compareceram na Sociedade Cruzeiro para o ciclo de palestras, que teve início com a palestra da Deputada Estadual Marisa Formolo que falou sobre políticas públicas ambientais e o papel da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a qual preside. Após o Dietor da empresa Otser falou sobre o sistema de Gestão de Resíduos Eletrônicos do RS e encerrando palestrou o diretor da Divisão de Meio Ambiente da CEEE, Cesar Albrecht, que falou sobre a Fiscalização Ambiental no entorno dos reservatórios da CEEE e o Sistema de

 
 
 
  


Distribuição de livros
A Semana do Meio Ambiente terminou com a distribuição pela Secretaria de Proteção Ambiental de um kit de livros sobre a temática ambiental, oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Clube da Árvore do Instituto Souza Cruz, foram beneficiadas escolas e universidades do município.
A Secretária de Proteção Ambiental a bióloga Giovana Ghidini, acredita que ações cotidianas, concretas, permitem a qualquer pessoa contribuir para a proteção do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Um despertar de consciência para esta nova realidade foi um dos desafios lançados nesta VI semana do Meio Ambiente de São
Chico.