quinta-feira, 31 de março de 2011

MUNICÍPIO DE SAO FRANCISCO DE PAULA


PREFEITO: DÉCIO ANTÔNIO COLLAUF: RSCÓDIGO IBGE: 43.1820-0POPULAÇÃO (ESTIMATIVA IBGE 2004): 22.262
PERÍODO: 02/2011


  • CADASTRO ÚNICO
Data de Referência
INFORMAÇÕES GERAIS
FAMÍLIA CADASTRADAS
2.028
31/8/2010
FAMÍLIA CADASTRADAS COM RENDA ATÉ R$ 140,00
1.665
31/8/2010
FAMÍLIA CADASTRADAS COM RENDA ATÉ 1/2 SALÁRIO MÍNIMO
1.933
31/8/2010
CADASTROS VÁLIDOS
1.722
31/8/2010


  • BOLSA FAMÍLIA
EFETIVIDADE DA FOLHA DO MUNICÍPIO
OBS.: VALIDADE DA PARCELA = 90 DIAS
REFERÊNCIA
DISPONIBILIZADO
BLOQUEADO
CANCELADO
LIBERADO
PAGO
NÃO PAGO
QTD
QTD
QTD
QTD
QTD
%
QTD
%
02/2011 *
1.325
9
0
1.316
1.119
85,03
197
14,97
TOTAL
1.325
9
0
1.316
1.119
85,03
197
14,97
* : FOLHA EM PERÍODO DE PAGAMENTO.
** : FOLHA FECHADA AGUARDANDO INFORMAÇÕES DOS ÍNDICES DEFINITIVOS.
LIBERADOS: DESCONSIDERA BENEFÍCIOS / PARCELAS  BLOQUEADAS E CANCELADAS.
PAGOS: QUANTIDADE  DOS PAGAMENTOS, INDEPENDENTE DO CANAL E LOCALIDADE ONDE OCORREU O SAQUE.

A câmara Municipal de São Francisco de Paula disponibiliza a comunidade os trabalhos da sessão do dia 28.03.2011, na localidade de Aratinga no distrito Tainhas:


Projetos de Lei de Origem Executiva:
1.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 36/2010 que „Altera as atribuições e a denominação do Cargo de Encarregado de Posto Telefônico e dá outras providências‰Está em vistas com a relatoria.
2.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 63/2010 que „Consolida a Legislação, regulamenta as atividades, uso e prestação dos serviços cemiteriais e funerários no âmbito do município e revoga leis‰Está em vistas com a relatoria.
3.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 64/2010 que „Organiza a Unidade Central do sistema de controle interno e dá outras providências‰Está em Vista com a relatoria.
4.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 12/2011 que Autoriza Abertura de Crédito Especial no Orçamento CorrenteEstá em Vista com a relatoria.
5.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 14/2011 que „Autoriza Abertura de Crédito Especial no Orçamento Municipal‰. Em vista com a relatoria.
6.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 15/2011 que „Denomina Logradouros Públicos no Município de São Francisco de Paula e Dá Outras Providências‰.Em vista com relatoria.
7.      Projeto de Lei de origem Executiva nº 16/2011 que „Autoriza o Poder Executivo a Conceder Permissão de Uso de Área para o Portal Universalista de Cura Alternativa Maria de Nazaré‰. Em vista com a relatoria.
Projetos de Resolução de Decreto Origem Legislativo ou de Origem Legislativa:
1.      Projeto de Lei de origem Legislativa nº 19/2010 sobre „Obrigatoriedade de fixação de quadro informativo com nome e registro dos médicos em serviço, bem como, do horário de atendimento, nos locais que especifica e dá outras providências‰Está em vistas com a relatoria.
2.      Projeto de Origem Legislativa nº 05/2011, que „Estabelece os princípios para a Gestão e Uso dos recursos Hídricos pelo Município de São Francisco de Paula‰. Em vistas com relatoria.
Projetos de emenda da Lei Orgânica.
1. Projeto de Lei de origem Legislativa nº 11/2010 sobre „Revisão e Atualização da Lei Orgânica‰. Está em vistas com a relatoria. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

OBRAS EM NOTÍCIA

RUA ASSIS BRASIL
Posted: 26 Mar 2011 07:29 AM PDT
A Rua Assis Brasil, no centro da cidade, nesta sexta – feira teve alterado o sentido de circulação dos veículos, assim, a Assis Brasil passou a ter mão única com sentido Escola José de Alencar à Avenida Júlio de Castilhos.
Desta maneira fica concluída a implantação do sistema binário na área central da cidade.

segunda-feira, 21 de março de 2011

PROFESSORES DA ESCOLA PRESIDENTE CASTELO BRANCO CONTAM COM NOVA SALA DE PROFESSORES

A partir da próxima semana, os professores da escola municipal presidente castelo branco do loteamento santa Isabel poderão usufruir de uma nova e ampla sala de professores que foi construída neste mês, pois a antiga sala teve que ser substituída para dar lugar a quadra de esportes que será recuperada e coberta nos próximos dias.
Agora os professores terão melhores condições de organizar seus planejamentos e realizar suas reuniões pedagógicas, assim como nos intervalos de recreio fazer seu descanso e trocar idéias para melhor desenvolver o processo ensino-aprendizagem.
Os espaços físicos são importantes atenções numa escola, porque, quando estão em condições adequadas para o desenvolvimento do trabalho, oferecem melhores oportunidades tanto para estudantes quanto professores e funcionários.
Parabéns ao grupo de servidores da escola e à comunidade que vem recebendo as melhorias feitas pela administração municipal a cada ano.

"Seminário de Autoliderança" em São Francisco de Paula

sábado, 19 de março de 2011

DISCRIMINAÇÃO RACIAL SERÁ DEBATIDA EM ENCONTRO

Evento será no dia Internacional do combate ao racismo, 21 de março

Profissionais da área da educação, das redes municipal e estadual, e autoridades estarão reunidos no 1º Encontro de Formação Continuada. A pauta trata das questões do combate ao preconceito e a discriminação racial no âmbito escolar.

O evento será na próxima segunda-feira, 21 de março, dia instituído pela Organização das Nações Unidas/ONU, como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Será das 8h30min às 16h no bloco J da UCS.

O Encontro de Formação Continuada tratará da implementação das Leis 10639/03 e 11645/08. A primeira trata da inclusão do ensino de ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo oficial da Rede de Ensino. A segunda inclui o ensino ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’.

O evento é uma parceria da 4ª Coordenadoria Regional de Educação/CRE, Secretaria Municipal da Educação/SMED e Universidade de Caxias do Sul/UCS.



17/03/2011



Imprensa 4ª CRE
Gabinete/4ª Coordenadoria Regional de Educação
Fone: (54) 3225-5988

sexta-feira, 18 de março de 2011

PROVA DO ENCCEJA ACONTECE NESTE DOMINGO

Certificação é direcionada aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental por meio do EJA/Educação para Jovens e Adultos

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), acontecem neste domingo (20). O exame é destinado aos alunos interessados em obter certificação do Ensino Fundamental. Os estudantes dos EJA’s de todos os municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Educação/CRE inscreveram-se no ano passado.

Os candidatos que ainda não receberam o cartão resposta devem obter informações sobre o local das provas pelo site www.encceja.inep.gov.br. O ENCCEJA é uma avaliação voluntária e gratuita oferecida às pessoas, maiores de quinze anos, que buscaram a opção para concluírem seus estudos.


17/03/2011

Imprensa 4ª CRE
Gabinete/4ª Coordenadoria Regional de Educação
Fone: (54) 3220-6700
(54) 3225-5988

Atividade de Revitalização do Horto Municipal


segunda-feira, 14 de março de 2011

Combate ao Crack

            O enfoque desta e da próxima semana será o uso de crack, já que o avanço desta droga está ocorrendo de forma avassaladora, e preocupando autoridades de saúde e segurança pública. Um dos motivos desta preocupação é devido à violência, pois os usuários de crack dificilmente conseguem manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passam a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la, expondo-se a riscos, como matar, roubar e se prostituir.

O que é o crack?        

            Esta é uma droga que deriva da planta de coca e é uma pedra resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada.

Como é o uso?

            O usuário queima a pedra de crack num cachimbo e aspira a fumaça. Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares.

             Além disso, o baixo custo da pedra, em torno de R$ 5, revela-se ilusório, já que devido à fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 pedras por dia. Diante dessa necessidade, o dependente desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.

Efeito do crack

            Assim que o crack é fumado, alcança o pulmão, que é um órgão muito vascularizado e com grande superfície que o absorve instantaneamente, Através do pulmão, atinge o cérebro e, em 10 a 15 segundos, os primeiros efeitos já ocorrem. Essa característica faz do crack uma droga "poderosa" do ponto de vista do usuário, já que o prazer acontece quase  no mesmo momento da "pipada”.

             Além da dependência, a ação do crack no sistema nervoso central gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental.  Outros efeitos decorrentes do uso desta droga são os psicológicos, caracterizados pela euforia, pela sensação de poder e pelo aumento da auto-estima.

            Além disso, o crack eleva a temperatura corporal, podendo levar o usuário a um acidente vascular cerebral (AVC). A droga também causa destruição de neurônios e provoca no dependente a degeneração dos músculos do corpo, o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo( ossos da face salientes, braços e pernas ficam finos e costelas aparentes).

             Outro fator que deve ser observado é que os usuários de crack, na maioria das vezes, fazem uso de outras substâncias, tais como, o álcool e a maconha. Isto pode ser um risco para o dependente já que, se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a morte.

Familiares e Dependentes Químicos
             A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Paula preocupada com os dependentes químicos do município e seus familiares possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Este é capacitado para ajudar tanto no tratamento dos usuários de drogas, como também no fortalecimento  emocional deles e de seus familiares. O atendimento no CAPS ocorre de segunda a sexta das 8:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17 horas.
  Fabiane Motter
Farmacêutica
wmotter@terra.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INICIA O ANO COM NOVA ORGANIZAÇÃO

A SMEC, secretaria municipal de educação, cultura e desporto, além da mudança de endereço, já comunicada na semana anterior, inicia as atividades letiva com nova organização: além do departamento de esportes, que tem como coordenador o Sr. Itamar de Deleon, agora conta também com Clara Inês Cardoso Ghidini a frente do Departamento de Cultura e a Sra Maria Eduarda Comin Teixeira coordenando o Departamento Pedagógico, coração da Educação Municipal.
A iniciativa é qualificar a equipe para que as ações em cada departamento tenham maior efetividade, oferecendo para a população serrana mais e melhores oportunidades tanto na educação quanto no esporte e na cultura.

sábado, 5 de março de 2011

Desfile de Carnaval - Sexta-feira, 04 de Março


Secretário do Turismo, Sidi França, entregando 
a chave de abertura do Carnaval para o Rei MOMO


IMPÉRIO SERRANO
 

AS SOBERANAS DA FESTA DO PINHÃO

UNIÃO SERRANA
  

ALEGRIA DO MORRO
BAILE DE CARNAVAL na Praça Podaliro Alves da Silva


sexta-feira, 4 de março de 2011

Os preparativos do Carnaval estão a mil por hora... O desfile começa as 20:30h na Av. Júlio de Castilhos

POLÊMICA DA ÁGUA - Thiago Teixeira Vereador

Como tem suscitado muitas dúvidas sobre esse tema, resolvi explanar minha posição a respeito do assunto: Sou a favor da água como um bem público. Sou contra a privatização da água. Entendo que a CORSAN presta muito bons serviços para nossa cidade, tanto no tratamento, quanto no atendimento em seu escritório e nas chamadas, ou seja, o atendimento de seus funcionários é inquestionável. Entretanto, acredito que a instituição CORSAN investiu muito pouco ao longo das últimas décadas em São Francisco de Paula. Se somarmos cada conta paga por cada cidadão ao longo desses últimos anos e diminuirmos os custos de operacionalização e investimentos, saberemos que sobra um saldo bastante grande. É este saldo que eu quero que seja investido em nosso município. Ou seja, não trata-se de ser contra ou a favor da CORSAN, Trata-se de: Ser a favor da substituição da canalização antiga, Ser a favor da ampliação da rede de água, na cidade e no interior, Ser a favor dos investimentos em esgotamento sanitário, Ser a favor do diálogo e de uma negociação bastante dura com a CORSAN, Acima de tudo, Trata-se de ser a favor de cada pessoa que mora em São Francisco de Paula.