terça-feira, 26 de outubro de 2010

Combate ao Crack

            O enfoque desta e da próxima semana será o uso de crack, já que o avanço desta droga está ocorrendo de forma avassaladora, e preocupando autoridades de saúde e segurança pública. Um dos motivos desta preocupação é devido à violência, pois os usuários de crack dificilmente conseguem manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passam a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la, expondo-se a riscos, como matar, roubar e se prostituir.

O que é o crack?        

            Esta é uma droga que deriva da planta de coca e é uma pedra resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada.

Como é o uso?

            O usuário queima a pedra de crack num cachimbo e aspira a fumaça. Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares.

             Além disso, o baixo custo da pedra, em torno de R$ 5, revela-se ilusório, já que devido à fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 pedras por dia. Diante dessa necessidade, o dependente desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.

Efeito do crack

            Assim que o crack é fumado, alcança o pulmão, que é um órgão muito vascularizado e com grande superfície que o absorve instantaneamente, Através do pulmão, atinge o cérebro e, em 10 a 15 segundos, os primeiros efeitos já ocorrem. Essa característica faz do crack uma droga "poderosa" do ponto de vista do usuário, já que o prazer acontece quase  no mesmo momento da "pipada”.

             Além da dependência, a ação do crack no sistema nervoso central gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental.  Outros efeitos decorrentes do uso desta droga são os psicológicos, caracterizados pela euforia, pela sensação de poder e pelo aumento da auto-estima.

            Além disso, o crack eleva a temperatura corporal, podendo levar o usuário a um acidente vascular cerebral (AVC). A droga também causa destruição de neurônios e provoca no dependente a degeneração dos músculos do corpo, o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo( ossos da face salientes, braços e pernas ficam finos e costelas aparentes).

             Outro fator que deve ser observado é que os usuários de crack, na maioria das vezes, fazem uso de outras substâncias, tais como, o álcool e a maconha. Isto pode ser um risco para o dependente já que, se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a morte.

sábado, 23 de outubro de 2010

VI Encontro Holístico - São Francisco de Paula

Gabriel Amoretti  - "O Semeador"
Iara de Oliveira, a idealizadora do evento

Iara e Enio Burgos
Iara e Carlos Roberto Fonseca Sabo
Zulmira Bertucci do Portal do Sol
Iara e Elisabeth Dusik
Iara e Maria Cristina Ferreira dos Santos
Patrícia Cãndico, Iara e Bruno Gimenes
André Luis Simoni